Tempo de Duração:
Público Alvo:
Tema: Descobrindo as partes que se dividem em dez.
Justificativa:
Sabendo que a partir da manipulação de objetos concretos, a criança desenvolve o raciocínio abstrato, utilizaremos o material dourado e o livro “Aventura Decimal” como facilitador da aprendizagem de frações e números decimais.
Expectativa de Aprendizagem:
ü Propiciar ao aluno a oportunidade de aprender frações e números decimais de forma lúdico.
ü Apreciar a leitura do livro “Aventura Decimal”, fazer parte desta história, desenvolvendo a compreensão da fração e dos numerais decimais.
ü Identificar as frações e os números decimais através do material dourado.
ü Ampliar a compreensão de relações e representações de frações e números decimais.
ü Estimular a participação do aluno em atividades conjuntas.
Habilidades Desenvolvidas (PCN):
O estudo dos números racionais, nas suas representações fracionária e decimal, merece especial atenção no terceiro ciclo, partindo da exploração de seus significados, tais como: a relação parte/todo, quociente, razão e operador.
Sequência Didática:
· 1ª Etapa:
Apresentar a história “Aventura Decimal” - Luzia Faraco Ramos, juntamente com o material dourado. Fazer a leitura dos dois primeiros capítulos.
Dividir a sala em grupos de 4 componentes, distribuir o material dourado para que possam manuseá-lo e reparti-lo em placas, barras ou cubinhos, verificando se repetem a sequência do livro e descobrem as partes que se dividem em dez e representá-las através de frações.
· 2ª Etapa:
Leitura do 3º e do 4º capítulo do livro.
Novamente em grupo os alunos manipularão o material dourado e irão verificar o sistema de numeração decimal (unidade, décimo, centésimo e milésimo), o uso da vírgula (para separação da casa das unidades da casa dos décimos) e como se escreve.
· 3ª Etapa:
Os alunos deverão estar em grupo para manusear o material dourado. Deverão fazer um jogo lúdico, um grupo desafiar o outro a representar através do material dourado, as frações e escrevê-las em números decimais.
- Jogo lúdico: A professora distribuirá cartões com números de 1 a 10 e outros com os sinais indicando as operações (-, +, × e ÷), para cada grupo.
Em uma caixa terá o nome dos representantes dos grupos. A professora realizará um sorteio do grupo que irá começar. Este grupo irá sortear o grupo adversário.
O grupo desafiado deverá desenvolver através do material dourado a resposta, passará esta operação para forma representativa de fração e depois para números decimais.
Terminando o desafio, o grupo desafiado sorteará outro adversário (até completar todos os grupos).
Leitura dos capítulos 5 e 6 do livro.
· 4ª Etapa:
Leitura dos capítulos 7 e 8 do livro.
Os alunos em grupo deverão repetir as descobertas de Glória e Paulo através de apresentação teatral (dos capítulos 7 e 8), usando o material dourado, efetuar adições e subtrações, e registrar estas descobertas em cartazes.
· 5ª Etapa:
Leitura dos capítulos 9 e 10 do livro.
Em grupo utilizando material dourado, verificar como a multiplicação pode ser efetuada.
Verificar o uso no dia-a-dia das frações e dos números decimais, através de pesquisa em jornais, revistas, na internet, etc.
Desafio: A professora desafiará os grupos a efetuar algumas divisões através de sorteio, feito pelo grupo, de alguns números.
· 6ª Etapa:
Leitura do 11º e do 12º capítulo.
Discutir com a sala o que foi lido. Montar um painel com várias frases feitas pelos alunos do que eles aprenderam, com o resultado da pesquisa e os cartazes.
Apresentação teatral dos últimos capítulos do livro.
Avaliação
A avaliação deverá realizar-se de maneira contínua, mediante observação, considerando o processo e não apenas o produto.
Para diagnosticar o aprendizado dos estudantes, revise os procedimentos usados até agora e proponha também outras atividades a eles. A turma deve generalizar as estratégias e utilizá-las na proposição de contas.
Problemas propostos:
1º Rosana vende duas dezenas de maçãs por dia. Quantas maçãs ela vende em cinco dias?
Resolução: Segundo o que verificamos acima, ela vende 20 maçãs por dia o que representa duas barras, sendo assim no 5º dia Rosana terá 10 barras, o que corresponde a dez dezenas que é igual a uma centena.
Resposta: Rosana vende cem maçãs em 5 dias.
Vamos transformar isso em frações?
2º A professora Vilma tem 1200 bolinhas, precisa colocar em saquinhos e distribuir entre seus alunos. Sabendo que a professora Vilma tem 20 alunos, quantas bolinhas serão colocadas em cada saquinho?
Resolução: Segundo o que verificamos acima, a professora deve dividir 1200 bolinhas em 20 saquinhos, o que representa 1 cubo e duas placas divididos por 20 saquinhos.
Resposta: A professora colocará 60 bolinhas em cada saquinho.
Vamos transformar isso em frações?
Desta forma, espera-se que o aluno consiga representar as frações e os números decimais, efetuando as operações de adição, subtração, multiplicação e adição.
Kátia, adorei essa idéia de usar o livrinho. Estou louca para comprá-lo, para usar com minhas filhas. Obtive ótimos resultados com o material dourado. Talvez essa postagem te interesse:
ResponderExcluirAventuras Matemáticas:
http://ensineseubebe.blogspot.com/2010/11/aventuras-matematicas.html