Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando... Luiz Fernando Veríssimo
domingo, 20 de fevereiro de 2011
DISCIPLINA NA ESCOLA AUTORIDADE VERSUS AUTORITARISMO
Disciplina x Antidisciplina Para Foucault, a disciplina é conceituada como “uma forma de dominação e de exercício de poder nos espaços sociais menores, cuja organização não é garantida, no seu cotidiano, pelas leis maiores. Ela permite, portanto, nestes locais, o controle do corpo e da ama, isto é, do comportamento integral dos que neles se encontram e lhes impõe uma relação de docilidade e utilidade. Atualmente, apesar da reflexão crítica dos educadores compromissados com a integração dos processos educacionais na busca da libertação do ser humano e das numerosas propostas para a transformação da escola em instituição que atenda a esse objetivo, muitos dos aspectos discutidos por Foucault ainda estão presentes na prática educacional escolar. Na escola, os professores e especialistas em educação são os seus executores principais, esta legião de profissionais que no dizer de Foucault substitui o antigo carrasco, utiliza seu saber para a efetivação de sua ação de modo que eles não se apercebam da situação de violência a que estão submetidos e, portanto, reajam. A tarefa é conduzida, tão eficazmente, que os excluídos assumem a culpa pela situação de inferioridade e exclusão. É evidente a necessidade de uma outra organização para o funcionamento da escola, coerente com a proposta educacional libertadora, democrática e transformadora. Urge desmantelar a situação fortemente cristalizada na qual a ordem da instituição prevalece sobre as necessidades does alunos e criar uma outra ordem. Esta reconstrução só terá oportunidade de acontecer a partir do esforço dos educadores, da própria comunidade escolar em busca de novo modelo de relações entre professor e aluno, entre a equipe escolar e entre a escola e Sociedade. E essas relações objetivam desmantelar a hierarquia de valores que tradicionalmente constitui a escola, em busca de uma nova disciplina, ou melhor, de uma Antidisciplina, que leve a redefinição de papeis e a novas responsabilidades e diretos para todos. Não pode estar baseada em regras impostas, nem na burocracia, que restringe a possibilidade de decisão a uma minoria, nem em informações que se canalizam de cima para baixo, fortalecendo o autoritarismo de uns poucos e a submissão e dependência da maioria. É preciso, porém, atenção para o fato de que esta tarefa é árdua e exige constante crítica por parte dos nela envolvidos, tanto em relação ao seu comportamento individual quanto aos aspectos sociais e políticos e educacionais vigentes e cristalizados. Para podermos realizar uma educação participativa é preciso partimos realisticamente de uma tendência não participativa, do contrario, caímos na contradição clássica: sob a perspectiva da participação escondemos a estratégia refinada da manipulação. Alerta a esta possível contradição, estaríamos em condições de tentar mudanças que levassem o trabalho educacional a contribuir para restituir a escola seu conteúdo humano, afastando-a de seus modelos originais : a prisão e o quartel. A disciplina participativa na escola : um desafio a todos os brasileiros A busca constante de um entendimento do conceito disciplina passa do autoritarismo a uma participação construtiva da sociedade, onde a busca seria em torno de formar uma postura crítica e participativa do cidadão, para modificar sua realidade no contexto onde está inserido. A disciplina na sala de aula : Educação ou repressão Abrangendo desde a obediência a um conjunto de hábitos que são formados, a um conjunto de matérias de ensino, e a própria condição de punição que transmite a disciplina elas se completam de certa forma, o termo é muito genérico. A disciplina deve ser utilizada como ferramenta para colaborar com a organização escolar e em conseqüência, para a apropriação do saber, deve proporcionar ao indivíduo maior autonomia, liberdade e criticidade, uma transformação que afetarátambém a sociedade de maneira construtiva. Disciplina Democrática na Escola A disciplina deve ser utilizada em forma de colaboração e respeito entre os seres, onde a o envolvimento se dá a responsabilidade em pró do bem de todos, e muito envolvimento.
Fonte:http://pt.shvoong.com/books/1736457-disciplina-na-escola-autoridade-versus/
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Sou professora de história e neste ano estou lecionando sociologia. Adorei o artigo e vou trabalhá-lo com meus alunos.
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