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domingo, 20 de fevereiro de 2011

DISCIPLINA NA ESCOLA AUTORIDADE VERSUS AUTORITARISMO


Disciplina x Antidisciplina Para Foucault, a disciplina é conceituada como “uma forma de dominação e de exercício de poder nos espaços sociais menores, cuja organização não é garantida, no seu cotidiano, pelas leis maiores. Ela permite, portanto, nestes locais, o controle do corpo e da ama, isto é, do comportamento integral dos que neles se encontram e lhes impõe uma relação de docilidade e utilidade. Atualmente, apesar da reflexão crítica dos educadores compromissados com a integração dos processos educacionais na busca da libertação do ser humano e das numerosas propostas para a transformação da escola em instituição que atenda a esse objetivo, muitos dos aspectos discutidos por Foucault ainda estão presentes na prática educacional escolar. Na escola, os professores e especialistas em educação são os seus executores principais, esta legião de profissionais que no dizer de Foucault substitui o antigo carrasco, utiliza seu saber para a efetivação de sua ação de modo que eles não se apercebam da situação de violência a que estão submetidos e, portanto, reajam. A tarefa é conduzida, tão eficazmente, que os excluídos assumem a culpa pela situação de inferioridade e exclusão. É evidente a necessidade de uma outra organização para o funcionamento da escola, coerente com a proposta educacional libertadora, democrática e transformadora. Urge desmantelar a situação fortemente cristalizada na qual a ordem da instituição prevalece sobre as necessidades does alunos e criar uma outra ordem. Esta reconstrução só terá oportunidade de acontecer a partir do esforço dos educadores, da própria comunidade escolar em busca de novo modelo de relações entre professor e aluno, entre a equipe escolar e entre a escola e Sociedade. E essas relações objetivam desmantelar a hierarquia de valores que tradicionalmente constitui a escola, em busca de uma nova disciplina, ou melhor, de uma Antidisciplina, que leve a redefinição de papeis e a novas responsabilidades e diretos para todos. Não pode estar baseada em regras impostas, nem na burocracia, que restringe a possibilidade de decisão a uma minoria, nem em informações que se canalizam de cima para baixo, fortalecendo o autoritarismo de uns poucos e a submissão e dependência da maioria. É preciso, porém, atenção para o fato de que esta tarefa é árdua e exige constante crítica por parte dos nela envolvidos, tanto em relação ao seu comportamento individual quanto aos aspectos sociais e políticos e educacionais vigentes e cristalizados. Para podermos realizar uma educação participativa é preciso partimos realisticamente de uma tendência não participativa, do contrario, caímos na contradição clássica: sob a perspectiva da participação escondemos a estratégia refinada da manipulação. Alerta a esta possível contradição, estaríamos em condições de tentar mudanças que levassem o trabalho educacional a contribuir para restituir a escola seu conteúdo humano, afastando-a de seus modelos originais : a prisão e o quartel. A disciplina participativa na escola : um desafio a todos os brasileiros A busca constante de um entendimento do conceito disciplina passa do autoritarismo a uma participação construtiva da sociedade, onde a busca seria em torno de formar uma postura crítica e participativa do cidadão, para modificar sua realidade no contexto onde está inserido. A disciplina na sala de aula : Educação ou repressão Abrangendo desde a obediência a um conjunto de hábitos que são formados, a um conjunto de matérias de ensino, e a própria condição de punição que transmite a disciplina elas se completam de certa forma, o termo é muito genérico. A disciplina deve ser utilizada como ferramenta para colaborar com a organização escolar e em conseqüência, para a apropriação do saber, deve proporcionar ao indivíduo maior autonomia, liberdade e criticidade, uma transformação que afetarátambém a sociedade de maneira construtiva. Disciplina Democrática na Escola A disciplina deve ser utilizada em forma de colaboração e respeito entre os seres, onde a o envolvimento se dá a responsabilidade em pró do bem de todos, e muito envolvimento.

Fonte:http://pt.shvoong.com/books/1736457-disciplina-na-escola-autoridade-versus/

Um comentário:

  1. Sou professora de história e neste ano estou lecionando sociologia. Adorei o artigo e vou trabalhá-lo com meus alunos.

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