domingo, 15 de agosto de 2010

PROJETO DIDÁTICO TANGRAM



Tempo de duração
4 aulas
Público Alvo

3º / 4º ano


Tema: Conhecendo as formas que se transformam

Justificativa

Sabendo que o pensamento geométrico se adquire através da compreensão de relações e representações espaciais que as crianças desenvolvem através da exploração sensorial dos objetos. E que a interação entre crianças, os jogos e as brincadeiras proporcionam a exploração espacial e para coordenar as informações que percebem do espaço, as crianças precisam ter oportunidades de observá-las, descrevê-las e representá-las.
O Tangran é uma das ferramentas que auxilia no desenvolvimento da capacidade de concentração, de orientação espacial e exercita a criatividade, além de privilegiar a cooperação, pois se torna menos complexo quando a montagem das figuras é feita em grupo.


Expectativa de Aprendizagem
.Propiciar ao aluno a oportunidade de aprender a geometria de forma lúdica.
.Identificar as formas geométricas presentes no jogo Tangran.
.Ampliar a compreensão de relações e representações espaciais e a criatividade.
.Estimular a participação do aluno em atividades conjuntas.


Seqüência Didática


1ª Etapa:

Apresentar o jogo Tangram e contar a história de sua origem. Diz à lenda que o jogo surgiu quando um monge chinês deixou cair uma porcelana quadrada, que se partiu em sete pedaços, daí seu nome, que significa: “tábua das sete sabedorias” ou “tábua das sete sutilezas”.
Dividir a sala em grupos de 4 componentes, distribuir o quebra-cabeça feito com E.V.A. para que possam manuseá-las conhecendo assim suas 7 peças que são: 5 triângulos sendo 2 grandes, 1 médio e 2 pequenos; 1 quadrado e 1 paralelogramo.
Fazer o seu Tangram (anexado modelo).
Os alunos deverão observar e comparar e anotar:
- Sobrepor uma peça sobre as outras para comparação do tamanho.
- Averiguar quais peças é do mesmo tamanho ou quantas vezes uma peça “cabe” na outra.
- Colocar em ordem de tamanho.
- Verificar a quantidade de lados e pontas que tem cada peça.
- Identificar a figura geométrica que cada peça representa.


2ª Etapa:

Propor um desafio para os alunos em duplas.
Primeiro passo: Com 2 peças, construir um quadrado, depois mudando as peças construir um triângulo e finalmente, forme com as mesmas peças, um quadrilátero que não seja um quadrado.
Segundo passo: Forme um quadrado com apenas 3 peças do Tangram. Com as mesmas peças usadas na atividade anterior, construa um triângulo. Partindo do triângulo do exercício anterior, mova uma peça para formar um retângulo e mova uma peça novamente e forme um paralelogramo.
Terceiro passo: Com o triângulo médio e os dois triângulos pequenos, forme um quadrilátero que não seja nem o retângulo nem o paralelogramo.


3ª Etapa:

Construindo figuras com as peças do Tangram. Oferecer aos alunos exemplos de algumas figuras (Tangram forma mais de 1000 figuras) para que possam se divertir.
Regras:
As regras básicas são as seguintes:
• Tem de utilizar as 7 peças.
• As peças têm que estar deitadas.
• As peças têm que se tocar.
• Nenhuma peça pode sobrepor-se a outra.


4ª Etapa:

Utilizando todas as peças do Tangram, fazer o contorno no papel sulfite, pintar e recortar. Vamos montar um painel com todas as peças da sala.


Avaliação


A avaliação deverá realizar-se de maneira continua, mediante observação; considerando o processo e não apenas o produto.
Desta forma, espera-se que o aluno compare, ordene, classifique e identifique as figuras geométricas e construa outras formas.






Tangram

É muito simples fazer um tangram e basicamente você irá precisar de:
Uma régua , um lápis e
uma tesoura.

Um pedaço de papél cartão branco ou colorido medindo
10x10 cm.
E.V.A
Tintas, pincéis, canetas de colorir.
1- Risque e corte um quadrado
medindo 10x10 cm
2- Risque dividindo
ao meio.
Parte A-B
3- Divida a parte
B ao meio com outro risco .A
parte A também.
4- Agora divida a parte 3 ao meio com um outro risco.
altura
10 cm
largura = 10 cm
5- Divida a parte 5, conforme figura abaixo e em seguida faça a parte 6.
6- Está pronto o seu
tangram, se desejar pinte-o e veja o quanto ficará mais interessante
Use um papél cartão branco grosso ou colorido do tipo Panamá.
ou
E.V.A


Elaborado por: Katia Cilene

Nenhum comentário:

Postar um comentário